Roger Caillois (se pronuncia Rogê Caioá), sociólogo francês, diz em sua obra “Os Jogos e Os Homens” que existem quatro categorias do lúdico: Aventura, Fantasia, Competição e Vertigem.
Ele considera que esses são os quatro fatores que motivam o indivíduo a se divertir. São as motivações do lazer:
– Aventura: tudo aquilo que é novo, a novidade em si, o desconhecido, novas descobertas, a curiosidade.
– Fantasia: a vontade de ser outro, ou de estar em outro lugar, a representação, assumir um “papel” que não é exatamente o seu. Os desfiles das Escolas de Samba, as festas temáticas ou o “faz de conta” das crianças são ótimos exemplos.
– Competição: o ser humano é competitivo por natureza. E a competição é um modo muito frequente de se divertir. “Quer valer?”
– Vertigem: é o “friozinho na barriga”, a sensação de perder momentaneamente o controle do corpo, com segurança. Desde uma montanha russa até a leitura de um livro de suspense.
Pense bem, sempre que você se diverte, está esbarrando em alguma delas… Ou em várias.
As “categorias do lúdico” podem e devem permear a vida das pessoas em todos os momentos, estágios e situações. Seja em casa, em um parque ou até mesmo no trabalho. Essa atmosfera leve e descontraída de entretenimento e participação ativa, contribui com uma melhor qualidade de vida e bem estar individual e planetária.
Agora que você já sabe a teoria, pense qual desses 4 fatores te proporciona maior diversão e, claro, use e abuse dele.
Vinicius Cavallari é Diretor da Ciranda Experiências Lúdicas, Professor Universitário e Entusiasta do Lazer.